OAB/RS 1.935

Dorfmann e Bianchi

NOTÍCIAS

19 de outubro de 2023 O fundo da imagem está desfocado, mas é possível notar que se trata de um aeroporto. Em destaque, está um homem, sentado com sua mala ao lado. Ele veste um suéter azul com camisa xadrez por baixo e conversa ao telefone.

O que fazer em caso de Perda de Conexão?


A perda de conexão no voo é um dos pesadelos para quem gosta de viajar, e esse acontecimento pode se dar por conta de abusos cometidos por parte da companhia aérea.

Por isso, é importante entender sobre o assunto e saber o que fazer nessa situação. Afinal, o resultado pode ser, inclusive, uma indenização por parte da companhia aérea culpada pela perda de conexão.

Por que acontece uma perda de conexão?

O atraso de voos que podem gerar uma perda de conexão como consequência podem ter diversos motivos em sua origem:

  • Problemas mecânicos;
  • Condições climáticas adversas e mau tempo;
  • Aeroportos temporariamente fechados;
  • Congestionamento no tráfego aéreo.

Cada uma dessas (e de outras possíveis) causas de atraso, apresentam diferentes obrigações por parte das companhias aéreas.

Por isso, em caso de atraso de voo e perda de conexão como uma consequência, é fundamental buscar orientação jurídica.

Conheça seus direitos em caso de perda de conexão

Não é raro que perdas de conexão gerem a ausência em compromissos importantes e outros custos. No entanto, precisa-se levar em consideração os dizeres da legislação nessas situações.

A consequência da negligência por parte das companhias aéreas pode variar entre indenizações que vão de R$ 3 mil a até R$ 15 mil ao ressarcimento por danos morais e/ou materiais. Tudo depende de cada caso.

Despesas imediatas com alimentação, transporte, hospedagem e comunicação, quando resultados de uma perda de conexão, também podem entrar na conta das companhias aéreas, sendo encaradas como danos materiais ao passageiro.

O que a ANAC Diz Sobre a Perda de Conexão

Conforme estabelecido na Resolução 400 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), as companhias aéreas têm obrigação de oferecerem assistência aos passageiros em caso de perda de conexão, inclusive em caso de voo internacional. Dentre as obrigações, estão:

  • Alojamento;
  • Vale para refeições;
  • Transporte de ida e volta;
  • Acesso à comunicação.

Além disso, os passageiros afetados devem ser acomodados em outros voos de forma gratuita, que podem ser da mesma companhia ou, até mesmo, de uma concorrente. Tudo dependerá de cada caso!

Perda de Conexão? Busque Orientação Jurídica

Há um constante progresso na área dos direitos do passageiro aéreo, tanto que escritórios de advocacia, como Dorfmann & Bianchi, vêm se especializando cada vez mais no assunto.

Para que seus direitos sejam assegurados, é fundamental tomar alguns cuidados:

  • Preserve comprovantes, recibos de despesas, passagem aérea, bem como comprovantes de transporte e hospedagem;
  • Em viagens a trabalho, mantenha os documentos e recibos referentes às atividades perdidas devido à perda de conexão;
  • Verifique e registre o quadro de informações do aeroporto no momento do atraso;
  • Pesquise disponibilidade e preços de voos alternativos, incluindo opções de outras companhias aéreas.

Tudo isso pode funcionar como provas a favor do passageiro, fortalecendo a sua defesa em caso de busca por indenização. Além disso, cabe destacar que é fundamental contar com profissionais com profundo conhecimento da legislação aeronáutica, regulamentação da ANAC e especialização no Código de Defesa do Consumidor.

A Orientação Jurídica Ideal em Caso de Perda de Conexão

Quando se fala em orientação jurídica de qualidade em relação aos direitos do passageiro aéreo, é impossível não falar em Dorfmann & Bianchi. São mais de 70 anos de tradição e uma equipe de advogados com especialização em diferentes áreas, incluindo os direitos do passageiro aéreo. Entre em contato conosco e tenha a orientação jurídica necessária para resolver seu caso, tendo acesso garantido aos direitos que lhe cabem!

Topo
Escanear o código